terça-feira, 5 de dezembro de 2023

O grande labirinto


 Grande Labirinto 

Fernando Savater

Cópias: 1
Algo está acontecendo no estádio. As pessoas que vão até lá presenciar o chamado "jogo do século" não deixam a sair, apenas de já estarem há mais de uma semana presas. E umas figuras monstruosas ocupam o campo... Fisco, Jaiko, Sara e Arno têm de tentar resgatar seus familiares aparentemente enfeitiçados. Para isso, é preciso reunir as oito letras de uma palavra chave que ignoram e viajam por mar e terra para conseguir lãs, e até mesmo pelo mundo paisagem...Terão oportunidade de conhecer Dom Quixote e Sherlock Holmes, visitaram com Simbá e discutirão sobre o amor e a morte com um fantasma em seu palácio enfeitiçado.



O livro está cheio de referências: Tudo começa em um estádio de futebol onde as pessoas estão hipnotizadas com um jogo onde os jogadores são figuras horrendas. Assim, quatro jovens se unem na tentativa de quebrar o feitiço que hipnotiza a todos. A tarefa é simples: Reunir 8 letras de uma palavra chave e só quebrar o encanto.

O Grande Labirinto é aquele típico livro de fantasia que você não tem vontade de largar, cada viagem que os jovens fazem em busca de uma letra é algo empolgante. Para tudo isso, eles terão a ajuda de um papagaio em uma biblioteca, que sempre dará algum tipo de dica. As letras sempre serão exclusivas nas histórias, mas não basta apenas ler a história, é preciso viver cada uma delas...

A linguagem do livro é simples e cativante. Alguns podem achar o início um pouco lento, mas julgo que tudo é uma maneira de introduzir o leitor na história, feito isso, tudo passa de modo muito sonoro.



Savater foi genial na construção de personagens, ele criou Fisco e Jaiko, que são melhores amigos, mas como sempre se metem em confusões. A jovem Sara é uma mocinha que muitas vezes é mais ardente que os meninos. Arno é o irmãozinho de Sara, ele por sua vez é aquela criança meiga, em alguns momentos assustada e muito fofa.

O ponto alto da história é justamente quando o escritor introduz os clássicos da literatura dentro de sua obra, ele da uma modernizada em muitas coisas é no final da leitura do livro, temos a vontade de nos deleitar com as histórias de Sherlock Holmes e Dom Quixote ; ou até mesmo em estudar a história de Da Vinci, sim, todos eles aparecem em O grande Labirinto e ajudam a quebrar o encanto do estádio.

Se você quer ler algo leve, rápido e prazeroso, leia “O Grande Labirinto”, um livro maravilhoso que agradará a todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário