quarta-feira, 31 de julho de 2024


 Espada de Herobrine 

Jim Anotsu

Copies: 1
Arthur e sua irmã, Mallu, não são o melhor exemplo de união. Porém isso tem de mudar quando eles são transportados para o Mundo da Superfície - no universo de Minecraft. Um lugar ao mesmo tempo fantástico e aterrorizante, onde construções impossíveis dividem espaço com monstros terríveis.

quarta-feira, 3 de julho de 2024


 D. Pedro II: a história não contada

Paulo Rezzutti
587 páginas (tombo 14782)
Adicionado: 
2024-07-03
Cópias:  1
Em D. Pedro II – A história não contada, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti lança mão de cartas e documentos inéditos para revelar a história não contada do último imperador do Brasil. Do príncipe que se tornou regente ainda menino ao monarca de espírito republicano que morreu no exílio, a obra preenche muitas lacunas com uma extensa pesquisa em documentos, cartas e diários para iluminar a vida um homem que esbanjava cultura e cuja intimidade era bem mais intensa do que as barbas brancas em seus retratos mais famosos podem fazer supor. Depois de desmistificar d. Pedro I e d. Leopoldina, recolocar as grandes personagens femininas de nosso passado em seu devido lugar de destaque em Mulheres do Brasil e narrar o romance que abalou o Primeiro Reinado em Titília e o Demonão, Rezzutti apresenta um d. Pedro II muito além do imperador e do mito no novo volume da série A história não contada.


 D. Pedro: a história não contada

Paulo Rezzuti
473 páginas (tombo 14783)
Adicionado: 
2024-07-03
Cópias:  1
Ao morrer, d. Pedro deixou para as futuras gerações de brasileiros uma difícil tarefa: entender as muitas contradições da sua vida e extrair das suas memórias uma imagem fiel de sua personalidade, suas ideias, angústias e ambições. Até hoje, esta tarefa não havia sido bem cumprida. Em meio a um emaranhado de especulações e distorções históricas, restava ainda a interrogação: quem foi o primeiro imperador do Brasil? Foi para responder a essa pergunta que Paulo Rezzutti recorreu a uma ampla gama de fontes primárias e documentos originais que revelam uma miríade de facetas desconhecidas de d. Pedro, e que lhe deram acesso à história não contada do nosso primeiro monarca – esta que agora você tem em mãos. Em lugar da caricatura que tomou conta do imaginário nacional, o autor nos apresenta o homem por trás do imperador, com todas as contradições e riqueza de personalidade que o transformam em um dos personagens mais interessantes da nossa história – um homem que, para além das muitas amantes, dos filhos ilegítimos e da fama de turrão, nos deixou como legado uma história de sacrifícios em prol da unidade nacional; um homem repleto de defeitos morais e contradições políticas, mas que esteve ligado a grandes passagens da história do liberalismo mundial, e que, acima de tudo, viveu uma vida intensa e repleta de humanidade. Paulo Rezzutti é escritor e pesquisador paulista. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, trabalhou como consultor técnico na exumação dos corpos dos primeiros imperadores do Brasil. Tem dois livros publicados sobre o período do Primeiro Reinado: Titília e o Demonão: cartas inéditas de d. Pedro I à Marquesa de Santos e Domitila, a verdadeira história da Marquesa de Santos, finalista do Prêmio Jabuti 2014. É um dos organizadores do projeto Turismo na História.

O cidadão incomun

Pedro Ivo
239 pages(tombo 14474)
Added: 
2022-06-09
Copies: 2
Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças… Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

 

Crônicas para jovens de bichos e pessoas
Clarice Lispector
139 pages(tombo 14660)
Added: 
2023-05-11
Copies: 1
Amor e amizade inspiraram Clarice Lispector dezenas de vezes. Prova disso são as quatro dezenas de textos selecionadas pelo editor Pedro Karp Vasquez para a coletânea de amor e amizade – crônicas para jovens, primeiro de uma coleção que reunirá crônicas, escolhidas por temas, de Clarice Lispector.

Sem prender-se a significados prosaicos, a escritora criou durante anos histórias que remetem a amizades daquelas sem tamanho, a amores para o resto da vida, a relacionamentos baseados na superficialidade e até mesmo ao episódio daquele amor destruído por causa de um bule de bico rachado. Passadas mais de três décadas da morte de Clarice Lispector, os textos confirmam que esses sentimentos permeiam relações e gerações.

Os textos escolhidos apresentam-se impregnados pela forma incomum com que a escritora transporta para o papel seu jeito de ver o mundo e de lidar com o amor e a amizade. Linha após linha, Clarice conduz seus leitores pela “mistura de observações das miudezas do cotidiano com vastos voos do espírito”, como define o editor no prefácio. Leitores de Clarice Lispector não tem idade, mas desta vez a seleção foi pensada para provocar uma experiência inspiradora em jovens leitores, aqueles que “estão começando a descobrir os mistérios e os prazeres do amor e da amizade”.

Histórias fictícias intercalam-se com relatos pessoais, nos quais Clarice parece prestar uma homenagem a amigos queridos. Aparecem nesses momentos, companheiros de episódios de alguma fase da vida da autora, como é o caso do matemático Leopoldo Nachbin. Clarice e Leopoldo encontraram-se no primeiro dia de aula do Grupo Escolar João Barbalho, em Recife. Durante alguns anos, os dois foram os mais impossíveis da turma, com boas notas em todas as disciplinas, exceto em comportamento.

Clarice escreve ainda sobre outro tipo de amor/amizade, aquele com toques genuínos de admiração, algo próximo ao sentimento que levou a leitora anônima a fazer um suéter especialmente para a escritora. A resposta, em tom de agradecimento, foi escrita com a delicadeza que Clarice costumava dedicar aos leitores – a quem chegava a responder cartas e a escrever crônicas baseadas em suas sugestões e seus questionamentos: “E eis-me dona de repente do suéter mais bonito que os homens da terra já criaram.”

De amor e de amizade – crônicas para jovens não se restringe, porém, somente àqueles que encontram-se com Clarice pela primeira vez, mas serve também como um “sopro de renovação e reflexão para os leitores mais maduros”, aqueles que há muito já descobriram que a vida não foi feita para ser vivida automaticamente e que tanto a amizade quanto o amor devem ser experimentados até a última gota – “sem nenhum medo”, como ressalta em determinado momento a escritora

terça-feira, 2 de julho de 2024


 Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras

Clarice Lispector
Added: 
2024-07-02
Copies: 1
Como nasceram as estrelas é a primeira lenda narrada por Clarice Lispector em “Doze
lendas Brasileiras”. Ousadia, perspicácia e fantasia são aspectos importantes na trama
que aborda a aventura de índias e curumins que adentram a mata em busca de alimento
para a aldeia. No caminho contemplam os riachos, as copas das árvores e o gostoso sol
amarelo. Quando encontram as espigas de milho, os curumins rapidamente retornam a
taba e solicitam a avó que faça um bolo de milho, que logo acaba. Curumins, onças,
cipós e estrelas pisca-pisca são elementos importantes para um final surpreendente que
revela a intensidade da narrativa. Clarice Lispector é escritora e jornalista, apaixonada
pelo folclore brasileiro, e nos presenteia com o reconto de doze lendas, uma para cada
mês do ano, proporcionando um mergulho nas narrativas que um dia foram orais e hoje
se materializam em um livro ilustrado por Suryara Bernardi e publicado pela editora
Rocc


Contos da floresta
Yamã Jaguar
63 páginas 
tombo 14979
Adicionado: 
2024-07-02
Cópias:  1
As três primeiras histórias são mitos sobre animais fantásticos que protegem as florestas e as três seguintes são lendas que enredam a rotina da tribo em acontecimentos mágicos, todas elas narradas em pequenos textos cheios de ritmo e suspense.


 Clara-como -o sol, escuro-como-a-noite

José Bortolini
Added: 
2024-07-01
Copies: 1
Esta é a história de Josy e Jamy dois jovens que nasceram em lugares diferentes e eram conhecidos com Clara-como-o-Sol e Escuro-como-a-noite. Cresceram e tornaram-se dois atraentes até que um dia numa festa entre as tribos se conheceram e sentiram uma atração mútua. Ele vivia para ela e ela vivia para ele.

segunda-feira, 1 de julho de 2024


 Crônicas urbanas

Coletânea
Adicionado: 
2024-07-01
Cópias:  1
Crônicas Urbanas tem a intenção de reflexão por parte do leitor a respeito de situações vividas no cotidiano com histórias fictícias que procuram demonstrar as dificultadas das pessoas no transcorrer de suas vidas.


 Crônicas Marcianas

Ray Bradbury ( tombo 12311)

Copies: 1
Publicadas originalmente em revistas de pulp fiction, no final dos anos 1950, nos Estados Unidos, As crônicas marcianas foram reunidas num livro por seu autor, no início dos anos 1960, e interligadas por pequenas costuras narrativas. As crônicas acabaram formando emocionante panorama imaginário da chegada do homem a Marte e da colonização do planeta pela espécie humana. Livro que pode ser visto como um romance fragmentado ou uma sequência conceitual de contos. [...